Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PASSO A PASSO III (PASSO FINAL)

Terra, Selva.......

MAIS UM POUCO DE CAMINHADA, PASSO A PASSO.
Oito quilômetros e meio mais tarde, desde o início, encontro a enfermeira no posto sobrevivendo da comida do pessoal da FUNAI.
Estes se encontram lá para cobrir o telhado das construções que servirão de escola improvisada e construir a cozinha do chefe de posto que será nosso novo companheiro aqui no meio do mato.
A central, como é chamado o local do posto de saúde, mais tarde será um local que terá escola, igreja no estilo arquitetônico dos Chiquitanos bolivianos, posto de saúde, posto da Funai, uma
pequena indústria de farinha, uma palhoça para reuniões, um armazém e um campo de futebol. Será sede de projetos de apicultura,agricultura, piscicultura outros projetos ainda no papel.
Quarta feira, dia 23\03\05, o pessoal da Funai deixa o local e agora é só eu e a enfermeira. Como não tivemos nenhum contato com o motorista,que traria o grosso do nosso rancho – comida -, vamos até o nosso vizinho indígena que fica à uns 300 metros.
A solidariedade da comunidade agora é essencial. Enquanto comemos restos de carne seca da FUNAI, sobras do arroz da última viagem,
abóbora cozida que colhi nos arredores do posto e um refogado de maxixe colhido também nos arredores, o tempo passa e nada de notícias.
Pedimos a bicicleta emprestada para ir até o destacamento militar telefonar.

Nove quilômetros, uma queda da enfermeira e uma topada no meu dedão mais tarde chegamos. Utilizamos o orelhão e ouvimos a tão conhecida e odiada mensagem: - A sua ligação está sendo encaminhada para a caixa postal. Maravilha!!!!!!! A solução é esperar..
Seis dias depois de sair de Cuiabá estamos aqui em plena manhã de sexta feira à espera, sem medicamentos, condução e quase sem alimentação. A esperança é a última que morre como dizem por aí. Gostaria que fosse diferente, mas neste momento, peço licença a nosso amigo, Boris Casoy, e finalizo com a sua famosa sentença:
ISTO É UMA VERGONHA!!!!!
É ou não é???????
CHEGUEI!!!!

Nenhum comentário: