Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Noite em trevas!


Como deve ser difícil viver em trevas.
Já fazem 15 minutos que estou sem luz e me encontro tateando a prateleira da cozinha procurando um fósforo para acender uma vela. Penso:
- Acho que vi o fósforo atrás dos potes de arroz e feijão.
Levanto o pote, tateio mais um pouco e Ops! Um susto. Foi só um galho seco de uma erva chamada marcella que deixaram aqui atrás do feijão.
Aqui, não é difícil encontrar aranhas, lacraias e afins passeando por entre os utensílios e mantimentos da cozinha.
Tateio em cima da geladeira, dentro da galinha de barro, em cima da caixa de ovos e nada. Lembro então que o fósforo tem uma relação íntima com o fogão e resolvo procura-lo ao redor do mesmo. Ainda bem que o mapa da cozinha está estampado na minha memória e consigo me localizar bem no escuro. Só quem já ficou sem lanterna em uma noite sem lua sabe que é a mesma coisa que estar em um mato sem cachorro. Você não vê um palmo a sua frente!
Apalpei a beirada da janela e lá estava o bendito. Dei Graças! Com o fósforo fica mais fácil achar a vela.
Bem em meio a um momento retrô, lembro então de uma peça tecnológica muito comum hoje em dia, o celular. Sua utilização mais comum aqui no mato é como lanterna. Como não ouço música e o celular não dá sinal aqui, suas funções ficam limitadas. Pensando bem, meu celular não pega nem dentro de um elevador na cidade. A minha operadora é Tim e por aqui dizem que é Tim enganei.
Com a ajuda do celular o qual sabia exatamente aonde estava, achei a vela.
Tudo começou com um ato que na cidade é bem simples. É só um Clic e pronto! Faça-se a luz! Aqui a maratona começa na origem. Um tipo de energia muito utilizada nos países de 1° mundo sem recursos hídricos abundantes; a termoelétrica.
O combustível é o diesel e fica acondicionado em galões plásticos de 50, 100 ou 200 litros trazidos da cidade. A dificuldade começa logo de cara. Para abrir o galão de 100 litros, você precisa de um alicate ou chave especial a qual não temos, pois a tampa tem rosca interna e não externa. Às vezes penso:
- Quem foi o idiota que inventou isto?! Mas logo imagino que deve ter alguma vantagem oculta, dever ter!
O próximo passo é aspirar o diesel através de uma mangueira até um regador. Muitas vezes, ao aspirar na mangueira, você efetivamente respira o combustível o qual tem um gosto péssimo. Ainda bem que não é gasolina que tem um vapor residual que queima os pulmões.
Do regador o diesel passa para o tanque do gerador de energia, posiciono o acelerador na posição liga, giro a manivela a toda velocidade e a máquina começa a funcionar. Vou até o disjuntor que libera a energia gerada até o posto de saúde, e o ligo.
O último passo, mas não menos importante, é o que fazemos na cidade. Aciono o interruptor e pronto, luz para todos! Mas como nem tudo é perfeito, minutos depois o gerador começa a ratear e para de funcionar. Neste momento estava sozinho no posto de saúde sendo que o restante da equipe havia saído.
Volto para a casa do gerador e com todo o meu conhecimento "avançado" em mecânica de motores verifico possíveis problemas:
- Entrada de ar? Retiro a mangueira de combustível na entrada do filtro, deixo o diesel vazar até o ar sair. Não, não é entrada de ar!
Filtro de óleo sujo? Retiro o filtro, lavo com diesel ou gasolina limpa, coloco-o novamente em seu lugar e... não, não é filtro sujo!
Falta de óleo lubrificante de motor? Retiro a vareta, limpo a ponta, introduzo-a novamente, retiro-a novamente, checo o nível e pronto, também não é isto!
Falta de água para refrigeração do motor? Escalo os 1,70m de altura em um tronco de aroeira liso, checo o nível de água no tambor. Nível pela metade. Também não é isto.
Bem, acabou! Acabou o meu conhecimento em mecânica! O jeito é viver em trevas com a ajuda de uma vela e como compania, meu caderno espiral de capa flexível e minha caneta esferográfica feita de derivados do petróleo e uma bolinha de metal. Pelo menos estes não precisam de energia elétrica para funcionarem.

Um comentário:

Gilberto Granato (Arawãkanto'i) disse...

guarde este caderninho... agora pior que falta de luz é falta de água!!!! é foda!!!!