Pesquisar este blog

domingo, 18 de janeiro de 2009

OS SONACIREMA


SONACIREMA

Desde o começo dos estudos dos sonacirema muitas dúvidas ainda persistem sobre sua cultura e modo de vida. Seu modo de vida peculiar lhe confere muitas características únicas muitas delas ainda obscuras para a ciência e antropologia contemporânea.
Esta população possui uma religiosidade singular a qual pode ser observada nos seus diversos rituais e Deuses.
Em suas moradias feitas basicamente de uma mistura de pedra, barro e madeira, existem diversos compartimentos, cada qual com a sua função sendo que muitos dos mesmos são dedicados a Deuses. Muitas ocas Sonacirema possuem altares aonde se cultuam imagens em um rito solitário e de difícil compreensão. Em alguns dias predeterminados, a população sonacirema reúne-se para um ritual religioso conjunto na oca ritual denominada Ajergi, mas ainda assim nada sociável. Cada um adora o Deus superior sonacirema de maneira individual e a sua maneira, deixando o cerimonial praticamente do mesmo modo que entrou, introspectivo. Apesar de religiosos, os sonacirema possuem uma vida muito individualista. Ainda permanece uma incógnita como a sociedade sonacirema persiste existindo até os dias atuais devido a sua característica individualista e egoísta.
Diversas residências são bem próximas umas das outras, no entanto a população fora do núcleo clânico ( familiar) mal se comunica. Apesar de se encontrarem com certa freqüência, a comunicação estabelece-se através de gestos curtos, palavras ou sentenças também curtas proferidas com os olhos voltados para baixo ou para cima. Acredita-se que este ritual determine um sistema de castas onde os que olham para baixo são de uma casta inferior e os que olham para cima são de uma casta superior. O sistema de castas não é definido espiritualmente como na índia, e sim através de embates silenciosos realizados no cotidiano, podendo durar anos, aonde o sonacirema que obtém maior influência social sobe um ou vários degraus na escala de castas. Muitas vezes esta influência é obtida através de comportamentos condenados por nós civilizados, mas considerados normais pelos sonacirema. Estes são principalmente a dissimulação e a traição. Esta característica comportamental deixa dúvidas quando a evolução espiritual e social dos sonacirema.
Esta população possui a peculiaridade de mutilarem seus corpos no intuito de demonstrar beleza e exuberância. Um dos compartimentos das ocas sonacirema é destinado ao culto do Deus Osicran que é o Deus da beleza. Adornos são introduzidos na pele e sob a pele gerando ao mesmo tempo dor e satisfação. Pinturas no rosto e corpo são feitas diariamente para cultuar o Deus da beleza e com a função secundária de atrair o sexo oposto. Sem estes artifícios, os sonaciremas consideram-se invisíveis ao olhar do outro.
Os sonacirema que não se enquadram no padrão social rígido, isolam-se em suas ocas clânicas e permanecem adorando um outro Deus chamado Oasivelet. Fazem isto de maneira ininterrupta. Acreditamos que isto seja uma forma de autopunição ritual como forma de se redimir da sua situação fora dos padrões sociais. A imagem de Oasivelet permanece em um altar em um dos cômodos da moradia e é representado pela forma retangular. Este, apesar de não ser o ser supremo, é o mais popular e adorado Deus Sonacirema.
Os jovens que se enquadram no padrão sonacirema reúnem-se em uma oca ritual denominada Setaob. Dependendo da população local existem mais de uma Setaob. Na Setaob, ao som de músicas incompreensíveis e bebidas alucinógenas, os jovens movimentam-se ritimadamente de forma sistemática e repetitiva em um padrão ainda não descrito perfeitamente pela antropologia contemporânea. Acredita-se que este seja o local para um tipo de ritual do acasalamento sonacirema aonde o acasalamento em si ocorre em outro local denominado Letom.
Os casais sonacirema, ao dar a luz, modificam completamente seu comportamento social. Os mesmos deixam de freqüentar muitas ocas rituais e muitos invertem o sistema hierárquico do senso comum baseado na dicotomia idade/experiência, e passam a viver sob a autoridade e desejos do mais novo membro clânico. Em muitos clâns sonacirema houveram desmantelamentos sociais devido a adoção desta inversão.
O sistema de saúde sonacirema é muito primitivo. É baseado em ocas rituais chamadas Latipsoh, exclusivas para pajelanças e curandeirismos. Os pajés reúnem-se em castas próprias e consideram-se seres divinos com poderes especiais. Observa-se na maioria dos pajés uma falta de interesse pela cura real e um grande interesse pelos retornos provenientes dos serviços, seja este retorno social ou material. Muitos pajés exigem um retorno muito maior do que seus pacientes podem dar, desconsiderando as castas inferiores e subjulgando-as através de punições sociais e/ou econômicas.
A casta dos pajés subdivide-se em microgrupos onde cada um é responsável por uma parte do corpo. Existem pajés de nariz, pajé da pele, pajé do dente, pajé dos pés e de toda parte existente no corpo humano, ignorando a visão holística do paciente como um ser humano carente de necessidades físicas, sociais e psicológicas.
Bem, como podemos observar, a sociedade sonacirema é bastante primitiva e deixa dúvidas quanto a sua evolução e posterior existência. Muitos de seus traços característicos permanecem ocultos, mas quem sabe, a luz de mais estudos nos desvendará que a verdade já estava sob nossos olhos e que realmente os sonacirema somos nós americanos.
Glossário
1. Sonacirema = Americanos
2. Latipsoh = Hospital
3. Oãsivelet = Televisão
4. Ajergi = Igreja
5. Osicran = narciso
6. Setaob = Boates

Os sonacirema foi modificado e adaptado do texto Nacirema de autor ignorado.

Nenhum comentário: