Pesquisar este blog

sábado, 29 de novembro de 2008

SEMANA PEÇONHENTA


TRATADO DE BIOLOGIA MATO GROSSENSE
Semana Peçonhenta
Andava descalço procurando o meu chinelo logo antes de tomar banho. De repente piso em algo que espeta o fundo do meu pé. Pulo de lado e olho o que seria. Olho aquela lagarta marrom com pelos parecendo pinheirinhos verdes e os índios que estavam vendo televisão no posto falam:
- Essa lagarta é perigosa, é a Sassurana! Vai passar um álcool aí.
O acidente que tinha me provocado pequena dor local me deixou curioso, mas como estava indo tomar banho sigo para o banheiro. Abro a porta do banheiro, fecho a porta, e olho no vão entre a porta e a parede uma cobra olhando para mim, já em posição de ataque. Como aqui isto não é muito difícil de acontecer, saio tranqüilo do banheiro, e digo:
- Aí já é brincadeira, antes uma lagarta agora uma cobra no banheiro!
A princípio o pessoal não acredita, então digo para irem no banheiro checar. Um dos índios ao entrar, exclama:
- É mesmo! Traz um pau aí.
O acontecimento com a cobra me deixou mais curioso ainda então fui procurar o nome real dos nossos “amiguinhos” visitantes.
Abro a internet e digito, Sassurana. Procuro uma foto da lagarta que eu pisei e para minha surpresa aparece a foto acompanhada dos seguintes dizeres:
- LONOMIA OBLIQUA, Após a introdução das cerdas, o veneno é injetado. A dor é imediata e violenta com sensação de queimação, podendo irradiar-se para outras partes do corpo. O local fica vermelho e inchado podendo ocorrer ínguas.
Acidentes com lonomias apresentam, além dos sintomas citados, hemorragias em qualquer parte do corpo. São comuns o sangramento pelas gengivas, hematomas e urina escura. Este último sintoma caracteriza problemas renais. Hemorragias intracranianas também foram observadas resultando em óbito.
Penso: - Óbito, sangramento! Uma lagartinha daquela.
Lembro do escorpião que achei a uns três dias na pia da cozinha e digito “escorpião”. Procuro a foto do tal escorpião e me aparece:
-: O escorpião Tityus serrulatus (Lutz & Mello, 1922) é conhecido como a
espécie mais importante, do ponto de vista médico, pois é o que causa os acidentes
mais graves registrados para no território brasileiro. O mais venenoso da América do sul.
Aí já é sacanagem!
Apesar de estar escrito que ele não ocorre na região do Mt, a foto não me deixa dúvidas. É o Tityus! A foto e o texto me dão certeza já que fala também que ele é um dos únicos com as características de partenogênese, ou seja, autoreprodução. Não precisa de uma fêmea. Pode ser levado de uma região para a outra e lá se autoreproduzir. Pena que no momento eu apenas o esmaguei e não o recolhi para depois ser analisado.
A nossa amiga do banheiro era a Jararaca, uma grande conhecida dos brasileiros do interior. Responsável por 85% dos acidentes ofídicos no Brasil.
Pela foto me parece a Bothrops neuwiedi Bolivianus, uma jararaca que vive aqui na região oeste do MT e mais parte da Bolívia.
Esta semana também tive a visita, no posto de uma Tarântula, mais conhecida como aranha caranguejeira. Esta aí é a mais boazinha de todas, assusta mais pelo tamanho e aparência. A única coisa que provoca são dores no local da picada ou alguma irritação devido aos pelos urticantes que ela tem. Apesar de quase inofensiva, eu não gostaria de pegar uma destas dentro do meu sapato.
As conclusões que tirei da semana são:
- A internet é muito útil no mato
- Sempre recolha os animais para análise de especialistas.
- E a última, mas não menos importante, AQUI TEM MUITO BICHO!!!
FUI!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

Gilberto Granato (Arawãkanto'i) disse...

Fora o curupira, o boraró, os feitiços, xamanismos, sopros e venenos... te cuida Kariuá!

Anônimo disse...

Fala irmao,
E como vc fez,com veneno da lagarta?vc ainda é alergico a tudo?
Te aconselho vc bomprar uma bota de borrcha,acho que estara mais protegido,du mais te cuida..falou
Wagner