Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

BENTO MENTIROSO


FLORESTA AMAZÔNICA
BENTO MENTIROSO
A mentira está em todo lugar de tal modo que até parece que nossa sociedade não conseguiria viver sem ela. Existem as mentiras “boas” que são aquelas que são ditas para evitar que alguma coisa de ruim ou constrangedora aconteça. Imagine se todos nós fossemos super sinceros, seria um desastre. Existem as mentiras maldosas que são aquelas que são ditas com a intenção de causar discórdia ou para tirar vantagem de alguma situação. E existem aquelas mentiras que não são boas e nem são ruins, são inócuas. São ditas só para serem ditas, talvez na intenção de entreter, passar o tempo ou chamar a atenção, no entanto não causam nenhum mal. Estas são as mentiras ditas por Bento, uma figura local como tantas outras aí por esse nosso imenso Brasil.
Por volta de 1 hora descendo o caudaloso rio negro de voadeira encontra-se a comunidade de Marabitana. Esta é uma das grandes comunidades do alto rio negro e a casa de algumas figuras ilustres e “mitológicas” deste rio.
Seu Bento é um senhor por volta dos 60 anos de idade, muito falador e simpático, desde que não pisem no seu calo. Ao chegarmos a Marabitana, nós, a equipe de saúde , fomos convocados para uma reunião com os moradores locais. Seu Bento era a voz do povo Marabitanense, eleito pelo povo Capitão do lugar. Capitão é o cacique modificado pela influência militar na região. Todos os caciques viraram capitães no rio negro. E então, este capitão em questão, assume o seu posto e toma frente nas decisões e reivindicações do seu povo.
Após um surto endêmico de diarréia em sua comunidade, Bento reclamou sobre o atraso no atendimento durante o surto e a dificuldade de comunicação que a comunidade tem já que não possuem radiofonia. Reclamar da falta de radiofonia é praticamente uma regra nas comunidades do extremo noroeste do amazonas e também pudera, em uma região maior que o estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo juntos, sem estrada e sem energia elétrica o único meio de comunicação rápido fica sendo o rádio.
Ao final da reunião, reclamações à parte, seu Bento iniciou um de seus tão famosos “causos”. Ele estava com uma diarréia fortíssima. Chegava a suar e a tremer e era uma diarréia com sangue “ao vivo”, segundo ele. Ficou tão fraco que morreu. Logo após morrer ele se viu em uma estrada e logo à frente havia uma bifurcação. Um lado ia para o inferno e o outro ia para o céu. No início da bifurcação havia um segurança e este não o deixava entrar para nenhum dos caminhos. Começaram então a discutir e devido a esta discussão com o ser divino ficou tão nervoso que acordou para a vida de novo para poder contar esta experiência paranormal para todos nós.
Após alguns dias fiquei intrigado e curioso em saber o porquê que o mesmo também estava tentando pegar o caminho para o inferno. Como já me encontrava distante, não consegui a resposta e provavelmente a mesma seria mais um dos casos de ficção paranormal dos muitos “causos” contados aqui na região a cabeça do cachorro, em plena selva amazônica.
Não é a toa que a própria comunidade o conhecia como Bento Mentiroso. Vê-se que até nos rincões do Brasil, os políticos mantém sua característica principal, a mentira. Ao menos esta é inofensiva!!!!!!