Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

QUAL É A TUA OBRA???


QUAL É A TUA OBRA??
A alguns dias atrás, assisti à uma palestra de um filósofo famoso dentro do mundo empresarial chamado Mario Sérgio Cortela. Cortela tinha como objetivo traduzir a filosofia para a língua empresarial e quem sabe fazer com que o empresariado reflita sobre um possível propósito mais elevado de suas funções ou da verdadeira razão do seu ser.
Toda esta viagem ao meu “inner eu interior” me fez viajar longe,muito longe, mais precisamente a 15 bilhões de anos atrás, quando, com a ajuda do astrônomo e biólogo Carl Sagan, refleti sobre a origem de tudo até os dias atuais. Segundo Sagan, se o tempo de existência do universo fosse colocado em um calendário de doze meses, o tempo de existência da humanidade na terra representariam apenas os últimos 10 segundos de Dezembro. Adentrando estes últimos 10 segundos, pensei nos primeiros registros escritos em plaquetas de barros à 4000ac e na na velocidade como a informação caminhava naquela época, pensei em toda a informação retida pela a humanidade desde então e, por consequência comparei como esta, nos dias atuais, cresce em progressão geométrica numa velocidade espantosa. Pensei em como somos bebês em termos cósmicos e como nosso conhecimento sobre a própria humanidade ainda é neonatal. Pensei em como somos minúsculos diante da magnitude dos “tempos” e o quanto podemos construir ao decorrer dos tempos infinitos que virão.
Uma vez escrevi em uma apresentação que informação é conhecimento, o conhecimento eleva o senso crítico, a elevação do senso crítico leva a reflexão, a reflexão leva ao autoconhecimento e o autoconhecimento leva a compreensão ou como muitos preferem, a LUZ! Não digo uma compreensão egoísta de conhecer a si mesmo e sim a compreensão do “todo”, seu papel de inserção na sociedade, ou melhor, na humanidade.
Na velocidade em que tudo anda, em apenas mais algumas centenas de anos ou, quem sabe, mais duas idades cristãs, nosso conhecimento será tão grande que das duas uma: - Ou nos elevaremos a condição de luz – campos energéticos – ou não daremos conta de administrar tanto conhecimento e nos tornaremos loucos. Contudo, uma coisa é certa, é melhor participar da metamorfose da humanidade em luz do que fechar-se em si mesmo, contribuindo para a loucura da mesma.
O que vc vai ser??? Luz ou Louco???
A decisão é sua!!!!

Eduardo Ottoni.
Serei eu uma luz enlouquecida ou um louco iluminado??

2 comentários:

Gilberto Granato (Arawãkanto'i) disse...

senso crítico!
é o que falta.

Anônimo disse...

Fly, az vezes tenho esse mesmo pensamento, sera pq ja sou poeira cosmica? ou sera pq ja preechi um calendario?
talvez eu me enquadre nessa terceira opçao, como vc,gil, kblo, chuck, fabim etc...pupilos de Situza e ai meu querido nem todo conhecimento fisico,cientifico e transcendental esclarece.
Na boa, vamos amar todos fazendo oi bem e tomar cerveja que ja estaremos escrevendo nossa historia.
jason