Mato Grosso......Floresta........
CAMUNDÁ
Quem já viu camundá? Eu já vi. Procurei no dicionário e não achei. Será que não existe?! Procurei no Google, também não achei. Tive certeza que não existia, mas pensei: Como pode não existir se eu já vi?!
Um dia, caminhando em uma área aberta bem perto do campo de futebol dos chiquitanos, de chinelos havaianas, levei uma baita ferroada e pulei de lado. Quando pulei de lado, levei outra! Olhei para o chão e vi o tapete; um tapete imenso de formigas. Fiquei pulando e de pulos em pulos consegui sair do tapetão.
Curioso, fiquei olhando aquilo impressionado. Aquele formigueiro?! Bem, conjunto de formigas é formigueiro, mas aquilo não era bem um formigueiro. Seria um enxame de formigas? Manada de formigas? Alcatéia de formigas? De qualquer maneira, eram milhões delas, formando uma horda de ataque mortal. Parecia aqueles filmes de guerras medievais.
Logo, procurei alguém que pudesse me esclarecer àquela visão bisonha, ao menos para mim.
- O que é que é isso? Perguntei para um indígena que passava.
- É camundá! Respondeu.
À medida que observava o avanço do exército percebia a fuga desesperada dos atacados. Aranhas, grilos, baratas, outras formigas; nada ficava em seu caminho.
As Gengiskan da família Formicidae e da classe insecta avançam para a casa do chefe de posto da Funai. Ele também foge e apenas observa sua casa ser invadida pelos insetos. As paredes ficam cobertas, e eu digo coberta mesmo. Cor marrom. À medida que elas chegam à cobertura de palha, grilos, baratas e aranhas pulam em desespero lá de cima e caem em meio aos milhões. O ataque é mortífero! Não sobra nada. Uma montanha de formigas se forma em volta do atacado e o coitado se debate até desistir da vida. Uma verdadeira limpeza!
Árvores o meio do caminho também sofrem a limpeza. Elas sobem, os insetos pulam, e depois voltam e continuam a caminhar. Sempre em frente.
Do mesmo jeito que vieram, sumiram na mata. Impressionante!
Mais tarde, pesquisando um pouco mais. Achei formigas correição; nômades, carnívoras e vorazes. Só para o leitor ter uma idéia, elas são nômades, pois acabam com a fauna do local aonde se encontram, então tem que se mudar para procurar comida.
Tudo que o Brasil precisa para fazer uma limpeza no congresso!!!!!!! Imaginem uma horda de milhões de camundás invadindo o congresso, cobrindo aquela meia bola na cor marrom e os políticos, em pânico total, pulando do prédio e logo após sendo devorados pelas mesmas. Uma visão confortante!! Ah se eu fosse biólogo!!!